Gunnar Vingren, líder religioso e missionário sueco, foi um dos co-fundadores da Assembleia de Deus no Brasil, uma das maiores denominações pentecostais do país.
Ele é amplamente considerado como um dos pioneiros do movimento pentecostal no Brasil.
Nascimento e Primeiros Anos:
Em 1879 na Suécia, precisamente em Östra Husby no dia 8 de agosto, nascia Gunnar Vingren.
Ele cresceu em um lar luterano e se tornou um cristão devoto em sua juventude. Ele estudou na Escola de Teologia Batista em Estocolmo, onde se formou em 1901.
Pouco tempo depois, em 1902, Vingren foi ordenado como pastor pela Igreja Batista na Suécia.
Chamado para Missões:
Em 1903, Vingren sentiu um chamado missionário para ir ao exterior e compartilhar o Evangelho.
Ele foi para os Estados Unidos em 1904 e se juntou ao movimento pentecostal que estava surgindo na época.
Ele morou em Kansas City com seu tio, mas no mesmo ano (1904) ele se mudou para Chicago para participar de um seminário teológico batista.
Ele se formou na faculdade e tornou-se pastor em 1909. De junho de 1909 a fevereiro de 1910, ele foi pastor da Primeira Igreja Batista em Menominee, Michigan.
Igreja Batista de Chicago e começou a pregar a mensagem pentecostal. Ao mesmo tempo, conheceu Daniel Berg.
Vingren foi batizado no Espírito Santo e começou a falar em línguas, uma das características do pentecostalismo.
Ele se tornou um pregador itinerante, viajando pelos Estados Unidos, Canadá e Noruega, ministrando em reuniões pentecostais e vendo muitas conversões e curas milagrosas.
Chegada ao Brasil e Fundação da Assembleia de Deus:
Vingren estava vendo a igreja dividida por causa da nova doutrina. Apoiadores e oponentes. Por isso, ele foi forçado a deixar o ministério.
Frequentou várias igrejas pentecostais em Chicago e, no verão de 1910, pastoreou a Igreja Batista Sueca em South Bend, Indiana, onde foi aceito o pentecostalismo.
Nessa igreja, ele recebeu uma profecia. Deus o tinha chamado para ser missionário no Pará.
Berg se juntou a ele também, e foi convidado a acompanhar Vingren ao Brasil.
Então, no início de novembro, partiram de Nova York direto para o Brasil, chegando a Belém em 19 de novembro de 1910.
Vingren e Berg começaram seu trabalho missionário em Belém, capital do Pará, onde encontraram muitos desafios, incluindo a barreira do idioma e a resistência de líderes religiosos locais.
No entanto, eles perseveraram em seu ministério e em 1911 fundaram a Missão de Fé Apostólica, que mais tarde se tornou conhecida como Assembleia de Deus.
Vingren foi um líder ativo na igreja, pregando, ensinando e treinando líderes locais. Ele também foi autor de diversos livros sobre teologia e vida cristã.
Obra literária
Além de um líder religioso influente, Vingren foi também um prolífico escritor, tendo escrito várias obras sobre teologia, missiologia e experiências de sua vida ministerial.
Abaixo estão alguns exemplos de livros escritos por Gunnar Vingren e biografias sobre sua vida:
"O Batismo com o Espírito Santo e com Fogo" - Neste livro, Gunnar Vingren explora a doutrina do batismo com o Espírito Santo e sua importância na experiência cristã pentecostal.
"Experiências de Um Pentecostal na África" - Neste livro, Vingren compartilha suas experiências missionárias na África, onde ele e sua esposa, Frida Vingren, foram pioneiros na expansão do movimento pentecostal.
"A Missão na Amazônia" - Nesta obra, Vingren relata suas experiências como missionário na região amazônica do Brasil, onde ele enfrentou desafios e realizou um trabalho pioneiro na evangelização e plantação de igrejas.
Abaixo mais detalhes datadas de suas obras:
"A Mensagem da Cruz" - Publicado em 1920.
"Pentecoste na África" - Publicado em 1926.
"Uma Flama Pentecostal na América do Sul" - Publicado em 1946.
"No Coração da África" - Publicado em 1948.
"Chamado e Separado por Deus" - Publicado em 1953.
"Visões e Revelações" - Publicado em 1956
Biografias sobre Gunnar Vingren:
"Gunnar Vingren: Uma Vida de Fé e Pioneirismo" - Escrito por Antônio Carlos Barro, este livro é uma biografia detalhada de Gunnar Vingren, destacando sua vida, ministério e contribuição para o movimento pentecostal no Brasil.
"Gunnar Vingren: O Fundador da Assembleia de Deus" - Escrito por Nels Nelson, este livro também apresenta uma biografia abrangente de Gunnar Vingren, destacando sua jornada de fé, suas contribuições ministeriais e sua liderança na fundação da Assembleia de Deus no Brasil.
Conclusão:
Gunnar Vingren contribuiu e muito para o estabelecimento e expansão do movimento pentecostal no país, com uma vida dedicada ao evangelismo, plantação de igrejas e serviço religioso, deixando um legado duradouro na história do pentecostalismo no Brasil.
0 Comentários